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Diretrizes para Autores

            A Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (RBFEx) é uma revista científica da Atlântica Editora com publicação bimestral e registro International Standard Serial Number ISSN impresso 1677-8510  ISSN eletrônico 2675-1372; no Qualis/Capes como A3; no Digital Object Identifier System (DOI); e no Open Researcher and Contributor ID (ORCID). Possui cadastro no Google Acadêmico com Índice H-10 (2020).

Abreviação para citação: Rev Bras Fisiol Exerc

Indexações

  • Latindex (Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal);
  • Google Acadêmico.

Escopo

            A RBFEx tem como objetivo disseminar conhecimento de qualidade que comtemple assuntos relacionados principalmente a fisiologia do exercício e fisiologia do exercício clínica e reabilitação. Estudos mecanicistas e translacionais são incentivados.

Normas gerais de publicação

            A RBFEx é publicada somente na versão eletrônica, em acesso livre, por meio de fascículos regulares (6 edições ao ano) e suplementos temáticos.

            As publicações têm como base os requisitos de uniformização recomendados pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas e a tendência internacional do estilo Vancouver (www.icmje.org).

            Necessariamente é publicada em dois idiomas – o inglês e o português. Os artigos após aprovados devem ser traduzidos para o inglês caso sejam enviados em português ou traduzidos para o português caso sejam enviados em inglês.

Os conceitos, informações e declarações dos artigos submetidos são de total responsabilidade dos autores.

            Os artigos submetidos, quando necessário (trabalhos originais e relatos de caso), devem conter o registro de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), ou, número de registro no PROSPERO, para Revisões Sistemáticas com ou sem Metanálise.

            O artigo será analisado primariamente pelo Editor Chefe que direcionará o manuscrito para o Editor de Área, caso seja de interesse da revista. O Editor de Área encaminhará o trabalho para dois revisores independentes que recebem o texto de forma anônima. Os revisores podem sugerir modificações, requisitar esclarecimentos e efetuar recomendações aos autores. Após as devidas correções o trabalho deve retornar ao Editor de Área que verifica se as correções foram acatadas. Finalmente o manuscrito é direcionado ao Editor Chefe que decide sobre o seu aceite ou rejeição. Durante qualquer etapa da avaliação o Editor de Área pode optar por rejeitar o artigo caso julgue necessário, antes de submetê-lo aos revisores ou ao Editor Chefe.

Atenção: O tempo entre o envio e a avaliação final dos revisores é de até 45 dias. Caso sejam solicitadas correções após a avaliação dos revisores, os autores terão até 15 dias para proceder com o ajuste do artigo e reenviá-lo para o parecer final. O tempo para publicação após o aceite final é de até 90 dias.

As recomendações sobre tamanho do resumo e do texto, sobre o número de referências, figuras e tabelas para cada tipo de artigo que se deseja publicar encontram-se na Tabela I.

Tabela I – Tamanho dos textos e número de referências.

Tipo de Artigo

Resumo

Texto/ Número de Palavras2

Referências3

Anexos

Figuras

Tabelas4

Autores5

Original/ Metanálise

Estruturado em até 250 Palavras

5.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 40

3

5

5

Até 8

Revisão sistemática/Metanálise

Estruturado em até 250 Palavras

5.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 80

3

5

5

Até 8

Revisões não sistematizadas

Não Estruturado em até 250 Palavras

5.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 80

3

4

4

Até 6

Atualização

Não Estruturado em até 250 Palavras

5.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 40

3

2

2

Até 3

Artigo de Opinião

Não Estruturado em até 250 Palavras

3.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 30

2

2

2

Até 3

Relato de Caso

Estruturado em até 250 Palavras

5.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 15

2

3

3

Até 6

Carta ao Editor

Não contém

2.000 – Excluindo referências

Até 10

0

0

0

Até 2

Editorial1

Não contém

2.000 – Excluindo referências

Até 10

0

1

1

Até 2

Artigo Comentado1

Não contém

3.000 - Excluindo referências, tabelas e figuras

Até 30

2

3

3

Até 3

1. Somente sob convite do Editor Científico; 2. Todo o texto deve ser escrito em fonte Arial tamanho 12, com espaçamento de 1,5 sem espaço antes e após o parágrafo. Após conclusão é necessário incluir os itens: vinculação acadêmica, conflito de interesse e participação dos autores (ver exemplo no final do texto).  3. As referências seguem a normatização Vancouver. No texto as referências devem ser inseridas em colchetes e tamanho 12; 4. Fonte Arial tamanho 10 com espaçamento simples e texto centralizado, com espaço antes e após o parágrafo.  5. Todos os autores devem enviar o registro ORCID. Não serão colocadas as titulações e sim somente as afiliações profissionais.

            Todos os itens devem ser comtemplados antes da submissão dos artigos e o artigo deve ser enviado em formato Word, pela plataforma da RBFEx (http://www.portalatlanticaeditora.com.br/index.php/revistafisiologia/login) com as tabelas e figuras dentro do texto, ou em anexo quando se trata de apêndices ou documentos volumosos.

            As recomendações para o formato das figuras são preferencialmente PNG (Portable Network Graphics) ou JPEG com resolução de 300 dpi. Quanto as tabelas, devem ser enviadas em formato editável (Word).

            Com exceção da Carta ao Editor, Editorial e Artigo Comentado, todos os demais devem conter após a conclusão a Vinculação Acadêmica, os Conflitos de Interesses e a Contribuição dos Autores antes das referências.

Outros pontos necessários para publicação

            Os autores devem utilizar os checklists e guidelines para cada desenho de estudo listado abaixo. A RBFEx compreende que as indicações EQUATOR Network e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) promovem melhor qualidade dos relatos científicos.

Ensaio Clínico Randomizado – CONSORT (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/consort/)

Estudos Observacionais – STROBE (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/strobe/)

Estudos de Acurácia Diagnóstica – STARD (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/stard/)

Revisões Sistemáticas – PRISMA (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma/)

Estudos Qualitativos – COREQ (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/coreq/) (entrevistas e grupos focais)/ SRQR (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/srqr/) (documental)

Relatos de Caso – CARE (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/care/)

Validação de Instrumentos – COSMIN (https://www.cosmin.nl/)

Qualidade da Assistência – SQUIRE (http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/squire/)

Protocolos de Estudos – SPIRIT (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/spirit-2013-statement-defining-standard-protocol-items-for-clinical-trials/)

Registro de ensaios clínicos

            O periódico apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Comitê Internacional de Editores de Diários Médicos (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE. Os endereços para esses registros estão disponíveis a partir do site do ICMJE (www.icmje.org). O número de identificação deve ser declarado no final do resumo.

Registro de revisões sistemática e metanálise

            Assim como os Ensaios clínicos, os estudos de revisão submetidos a RBFEx devem apresentar um número de registro do protocolo de revisão, neste caso, aceito na plataforma PROSPERO (https://www.crd.york.ac.uk/prospero/).

Direitos autorais

            Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista (ver no final desta página)

Tipos de estudo

Editorial: artigo que abrem uma discussão ou apresenta um determinado tema (Somente a convite). São permitidos até 3 autores.

Artigo comentado: é um artigo que se baseia em um estudo prévio proeminente, sobre o qual os autores expressão sua opinião complementando o assunto com achados recentes (Somente a convite).

Artigo de atualização: deve apresentar síntese atualizada (últimos 3 anos) do conhecimento disponível sobre o assunto a ser abordado buscando esclarecer, organizar, normatizar, simplificar a abordagem sobre o assunto deles.

Artigo de opinião: deve apresentar comentários, opiniões ou ponto de vista sobre assuntos de relevância ou polêmicos a convite ou demanda espontânea.

Carta ao editor: deve ser enviado até 20 dias após a última edição da revista. Devem contribuir ou questionar com algum ponto de um artigo publicado na edição mais atual da revista. Somente serão aceitos se apresentarem pontos realmente relevantes. A relevância da carta será analisada pelo Editor Chefe da revista. Posteriormente, caso seja aceito, a carta é enviada aos autores do artigo para que eles possam elaborar uma resposta à carta enviada. Tanto a carta ao editor, como a resposta dos autores à carta, serão publicadas na edição seguinte da RBFEx. Tréplicas serão permitidas caso se façam necessárias. Essa é uma modalidade importante para discussão do conhecimento científico que se fundamenta no pilar da discussão de ideias, muitas vezes distintas. Isso, também é uma forma de fortalecer a qualidade dos artigos publicados, já que permite a avaliação crítica por leitores que não participaram da revisão do artigo.

Os artigos descritos acima não contarão com as sessões “Métodos” e “Resultados”.

Artigo original: trabalho resultante de pesquisa científica apresentando dados primários com relação a aspectos experimentais, observacionais, ensaios clínicos ou estudos de caso-controle.

Artigo de revisão: trabalho que expõem criticamente o estado do conhecimento sobre um tema. Revisões consistem necessariamente em análise, síntese, e avaliação de artigos originais já publicados em revistas científicas. Será dada preferência a revisões sistemáticas com ou sem metanálise e, quando não realizadas, deve-se justificar o motivo pela escolha da metodologia empregada.

Relato de caso: artigo que apresenta dados descritivos de um ou mais casos clínicos ou terapêuticos com características semelhantes. A publicação de relatos de caso depende necessariamente da presença de pelo menos um dos três fatores: Condição rara de saúde, desfecho não esperado e/ou Intervenção inovadora.

Organização do manuscrito

A Folha de rosto deve ser enviada em um documento à parte, contendo as seguintes informações:

  • Título do trabalho em português e inglês;
  • Título do trabalho abreviado em português e Inglês (até 50 caracteres- contando espaços)
  • Nome completo dos autores e filiações principais;
  • Autor correspondente, com o respectivo endereço, telefone e E-mail de todos os autores;
  • Currículo Lattes et ORCID de todos os autores
  • Número total de palavras.

Título: O título do artigo deve ter entre 5 e 15 palavras, resumindo o conteúdo do artigo (tópico, método, resultados), sem siglas, abreviaturas, nem vírgulas.

Autores: Por razões de indexação, todos os manuscritos devem mencionar a titulação, instituição, currículo Lattes e ORCID de todos os autores. Essas informações devem estar listadas no manuscrito inicial e podem ser inseridas no cadastro de todos os autores do artigo (colocar o link para Lattes na casa "URL"). Na edição final do artigo em PDF aparecerá apenas o nome completo do autor, a instituição, e o endereço e e-mail do autor correspondente.

Resumo: Em caso de artigo, o resumo deverá apresentar os objetivos do estudo com clareza, métodos, resultados e as principais conclusões (em inglês e português). A quantidade de palavras deve obedecer às recomendações da Tabela I.

Não usar abreviaturas ou siglas no título do artigo, nos subtítulos e nos resumos.

Palavras-chave: Todo artigo deverá conter no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave. As palavras-chave, em português, devem seguir os Descritores de Ciências da Saúde (DeCS) - http://decs.bvs.br/. No inglês, apresentar as palavras-chave (Keywords) baseadas no Medical Subject Headings (MeSH) - https://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html. Evitar reproduzir em palavras-chave as palavras usadas no título.

Abreviaturas e siglas: Deverão ser precedidas do nome completo quando citadas pela primeira vez no texto.

Introdução: Deverá apresentar o assunto e objetivo do estudo de maneira concisa, bem fundamentado em referências atuais ou clássicas de relevância.

Métodos: Deverá descrever o experimento (quantidade e qualidade) e os procedimentos em detalhes suficientes que permitam a outros pesquisadores reproduzirem os resultados ou darem continuidade ao estudo. Ao relatar experimentos sobre temas humanos e animais, indicar se foram seguidas as normas do Comitê de Ética sobre Experiências Humanas da Instituição na qual a pesquisa foi realizada e se os procedimentos estão de acordo com a declaração de Helsinki de 1995 e Animal Experimentation Ethics. Identificar precisamente todas as drogas e substâncias químicas usadas, incluindo os nomes genéricos, dosagens e formas de administração. Não usar nomes dos pacientes, iniciais, ou registros de hospitais. Oferecer referências para o estabelecimento de procedimentos estatísticos.

Resultados: Apresentar os resultados em sequência lógica do texto, usando tabelas e ilustrações. Não repetir no texto todos os dados constantes das tabelas e ou ilustrações. No texto, enfatizar ou resumir somente as descobertas importantes.

Discussão: Enfatizar novos e importantes aspectos do estudo. Os resultados do estudo deverão ser comparados com os de outros estudos sobre o tema, para que sejam devidamente identificadas as semelhanças e discordâncias constatadas, com suas respectivas explicações.

Conclusão: Deverá ser clara e concisa, estabelecendo uma ligação entre a conclusão e os objetivos do estudo, conforme os seus resultados. Portanto, nas conclusões deverão constar apenas respostas diretas aos objetivos do estudo baseadas em seus resultados.

Referências: Citar as referências restritas à bibliografia essencial ao conteúdo do artigo. Numerar as referências de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto. No corpo do texto as referências devem ser colocadas em números arábicos entre colchetes em fonte Arial Tamanho 12.

Na seção Referências deve-se utilizar o estilo Vancouver, incluindo os seis primeiros autores seguidos de et al. (até sete autores) ou cols. (para mais de sete autores). Seguido do título do trabalho; Nome do periódico (abreviado); Ano; Volume;(edição): Página inicial- Página Final. DOI.

Os títulos das revistas são abreviados de acordo com a List of Journals Indexed in Index Medicus ou com a lista das revistas nacionais e latinoamericanas, disponível no site da Biblioteca Virtual de Saúde (www.bireme.br).

O número DOI pode ser encontrado no site: https://search.crossref.org/ e deve ser inserido na citação como no exemplo a seguir:

Oliveira SS, Petto J, Diogo DP, Santos ACN, Sacramento MS, Ladeia AMT. Plasma renin in women using and not using combined oral contraceptive. Int J Cardiovasc Sci 2020;33(3):208-14. https://doi.org/10.36660/ijcs.20180021

Atenção: segundo as últimas recomendações de Crossref (2017), a citação do DOI deve ser assim: https://doi.org/ (seguido do número), em substituição à formulação anterior (http://dx.doi.org/)

Após aceite definitivo serão solicitados:                                                     

Agradecimentos (opcional): Dirigidos a pessoas que tenham colaborado intelectualmente, mas cuja contribuição não justifica coautoria, ou para aquelas que tenham provido apoio material.

Vinculação acadêmica: Este artigo representa (Trabalho de conclusão de curso, Parte da Tese...) de (nome completo do autor), orientado pelo(a) professor(a) (título seguido do nome completo) no(a) (Nome da instituição e local).

Conflito de interesses: Responsabilidade de reconhecer e declarar conflitos de interesse financeiros e outros (comercial, pessoal ou político) relacionados ao tema e ao desenvolvimento do artigo apresentado para publicação. Os autores deverão declarar e podem agradecer no manuscrito todo o apoio financeiro ao trabalho, bem como outros apoios para o seu desenvolvimento. A declaração deve ser descrita na sessão correspondente do artigo e enviada através do documento Conflito de Interesses devidamente preenchido.

Contribuições dos autores: os autores ser atribuídos pelo último sobrenome e iniciais abreviadas para cada item a seguir:

  • Concepção e desenho da pesquisa;
  • Obtenção de dados;
  • Análise e interpretação dos dados;
  • Análise estatística;
  • Obtenção de financiamento;
  • Redação do manuscrito;
  • Revisão crítica do manuscrito quanto ao conteúdo intelectual importante.

Exemplo:

Concepção e desenho da pesquisa: Sacramento MS. Obtenção de dados: Petto J, Santos ACN, Sacramento MS, Jesus DS. Análise e interpretação dos dados: Sacramento MS, Petto J, Jesus DS. Análise estatística: Santos ACN. Obtenção de financiamento: Petto J. Redação do manuscrito: Sacramento MS, Santos ACN, Petto J. Revisão crítica do manuscrito quanto ao conteúdo intelectual importante: Petto J.

*Caso alguma etapa não faça parte da pesquisa, favor não preencher.

Política de plágio

A RBFEx se reserva o direito de identificar plagio pelo emprego de programas especializados, como Ithenticate.

Taxas de publicação

A RBFEx não cobra em 2020 nenhuma taxa ou contribuição para submissão, revisão, publicação e acesso de artigos.

Tradução para o inglês

Para melhorar a visibilidade da revista e de seu artigo, a publicação prioriza a edição em inglês. A partir de 2020, os PDFs dos artigos são publicados em português e inglês (a versão HTML é publicada em inglês). No sumário da revista e no registro no DOI, são privilegiados títulos e resumos em inglês.

Procedimentos para a tradução

A tradução deve ser realizada apenas quando o artigo foi avaliado, corrigido e aceito. O autor tem um prazo de 2 a 4 semanas para apresentar uma tradução. Se precisar de ajuda, sugerimos a realização de uma tradução básica, verificando todos os termos técnicos em inglês. A revisão da gramática, ortografia e estilo pode ser realizada por nossos revisores:

José Lucas Pinheiro de Carvalho Cruz, E-mail: lucascarvalhocruz16@gmail.com

Lucas Mendes Santa Cecília, E-mail: lucas94.mendes@gmail.com

Enviar os artigos em português e em inglês pelo e-mail do tradutor escolhido

Custo da revisão: R$ 150,00 (Anexar o comprovante de deposito)

Conta para deposito

José Lucas Pinheiro de Carvalho Cruz

Caixa Econômica Federal

Agência: 0776, conta: 013 61334-9 (conta poupança)

CPF: 119.015.414-52

ou

Lucas Mendes Santa Cecília, E-mail: lucas94.mendes@gmail.com

Banco do Brasil, Agência 4481-4, conta: 11567-3

Resumos dos documentos que devem ser enviados:

  • Folha de rosto como todas as informações sobre os autores;
  • Corpo do artigo em versão anônima, incluído resumo e referências para avaliação por pareceristas;
  • Declaração de exclusividade e de transferência dos direitos autorais;
  • Carta do Comitê de Ética quando necessário;
  • Declaração de conflitos de interesse;
  • Outros documentos que não estão no corpo do artigo: apêndices, questionários, protocolos etc.;
  • Autorização do proprietário dos direitos autorais no caso de uso de dados ou ilustrações publicados em outra editora (livros, artigos).

Como submeter um artigo?

A revista está em open access, mas, para submeter um artigo tem que ser cadastrado como “Autor”. Quando feito, receberão login e senha para submeter artigos e seguir online o processo de avaliação e publicação.

Entrar em “Nova submissão” e seguir o passo a passo do procedimento de submissão, após leitura atentiva das Normas de publicação

Todos os documentos anexos (relatados acima), devem ser incluindo usando a caixa: “Incluir documento”.

Para mais informações, entrar em contato com os editores Jean-Louis Peytavin (jlpeytavin@gmail.com) ou Guillermina Arias (guillermina.arias@gmail.com)

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word
  3. DOI para as referências foi informado quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.